Ferrovia e Centralidade em Cidades Médias do Nordeste Brasileiro: Estruturação e a Constituição do Centro da Cidade de Caruaru-PE
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2024.61220Palavras-chave:
Ferrovia, Centro, Centralidade, Cidades Médias, Caruaru-PEResumo
A ferrovia é um incremento técnico que provoca alterações na escala intraurbana e na rede urbana. A estação ferroviária, por sua vez, é uma edificação que marca a morfologia e a dinâmica urbana. A linha férrea, instalada em área fora da cidade, com o impulso da urbanização, torna-se uma margem, um limite ou uma barreira para a expansão urbana. Tais pressupostos constituem a base desta pesquisa, que tem por objeto cidades médias brasileiras, particularmente aquelas denominadas Bocas de Sertão. Elege-se para esta exposição a cidade de Caruaru-PE, localizada no Nordeste brasileiro e que, no final do século XIX, recebe a ferrovia. Diante disso, nas décadas 1940-1960, verifica-se em tal cidade um maior dinamismo econômico, favorecendo a conformação da sua área central. Assim, utilizando a pesquisa documental como principal procedimento metodológico, objetiva-se analisar as repercussões da ferrovia na estruturação da cidade eleita e, principalmente, esquadrinhar a importância para a constituição da área central.
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