Ferrovia e Centralidade em Cidades Médias do Nordeste Brasileiro: Estruturação e a Constituição do Centro da Cidade de Caruaru-PE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2024.61220

Palabras clave:

Ferrovia, Centro, Centralidade, Cidades Médias, Caruaru-PE

Resumen

A ferrovia é um incremento técnico que provoca alterações na escala intraurbana e na rede urbana. A estação ferroviária, por sua vez, é uma edificação que marca a morfologia e a dinâmica urbana. A linha férrea, instalada em área fora da cidade, com o impulso da urbanização, torna-se uma margem, um limite ou uma barreira para a expansão urbana. Tais pressupostos constituem a base desta pesquisa, que tem por objeto cidades médias brasileiras, particularmente aquelas denominadas Bocas de Sertão. Elege-se para esta exposição a cidade de Caruaru-PE, localizada no Nordeste brasileiro e que, no final do século XIX, recebe a ferrovia. Diante disso, nas décadas 1940-1960, verifica-se em tal cidade um maior dinamismo econômico, favorecendo a conformação da sua área central. Assim, utilizando a pesquisa documental como principal procedimento metodológico, objetiva-se analisar as repercussões da ferrovia na estruturação da cidade eleita e, principalmente, esquadrinhar a importância para a constituição da área central.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2024-07-21

Cómo citar

MAIA, Doralice Sátyro. Ferrovia e Centralidade em Cidades Médias do Nordeste Brasileiro: Estruturação e a Constituição do Centro da Cidade de Caruaru-PE. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 14, p. 77–100, 2024. DOI: 10.36403/espacoaberto.2024.61220. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/61220. Acesso em: 21 nov. 2024.