“Por uma Outra Globalização”: Introdução ao Pensamento de Milton Santos / “Toward another Globalization”: An Introduction to the Thought of Milton Santos

Autores

  • Julia Diniz de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Silmara Lopes de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.15831

Palavras-chave:

Milton Santos, Epistemologia da Geografia, Globalização, Espaço Geográfico

Resumo

Este artigo objetiva apresentar, de forma breve, as contribuições do professor Milton Santos para a geografia, a partir da sua proposição de pensarmos esta ciência pelo seu objeto de estudo que é o espaço geográfico, enquanto sistema inseparável de objetos e ações. Buscou-se apresentar, suscintamente, as reflexões de Santos sobre o atual período histórico de globalização que necessita ser analisado sob um novo olhar geográfico. Utilizou-se como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica em algumas obras do autor e em outras fontes. O artigo está estruturado em três seções: a primeira traz algumas informações sobre a vida de Milton Santos e seus principais livros, a segunda discute as suas contribuições para a geografia e sua teoria do espaço geográfico e a terceira apresenta um pouco do pensamento de Santos acerca do atual período histórico. 

Biografia do Autor

Julia Diniz de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve pesquisas na área de Geografia, com ênfase, em Políticas Públicas, Gestão do território e Geografia da Saúde, tendo como suporte de análise a Teoria da Geografia Nova de Milton Santos e os conceitos de Região e Território.

Silmara Lopes de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

raduada em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL, Campus V. Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Integrante do Grupo de Estudos Territoriais-GETERRI e Grupo de Pesquisas em Geografia-GRUPEGE. Possui experiência no ensino de geografia na educação básica (Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos - EJA). Atuou como monitora das disciplinas de Geografia Urbana e Geografia Regional do Brasil na Universidade Estadual de Alagoas. Desenvolve atualmente pesquisa sobre o circuito inferior da economia urbana em União dos Palmares-Alagoas.

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

Oliveira, J. D. de, & Souza, S. L. de. (2018). “Por uma Outra Globalização”: Introdução ao Pensamento de Milton Santos / “Toward another Globalization”: An Introduction to the Thought of Milton Santos. Espaço Aberto, 8(1), 147–161. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.15831