David Harvey e o Pensamento Marxista na Geografia / David Harvey and Marxist Thought in Geography

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2019.28835

Palavras-chave:

Epistemologia da Geografia, Geografia Crítica, Marxismo, David Harvey

Resumo

Este artigo objetiva apresentar, de forma breve, algumas das contribuições do geógrafo David Harvey para a Geografia. Para tanto, selecionamos três conceitos importantes por ele apresentado: resolução espacial, resolução espaço-temporal e acumulação por espoliação ou despossessão. Além disso, apresentamos sua forma de enxergar a produção do espaço a partir da dialética entre capital e trabalho.

Biografia do Autor

Wellington Clay Porcino Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Mestrado em Ciência e Sistemas de Informações Geográficas pela Universidade Nova de Lisboa e em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército. Atualmente é Delegado - Departamento de Polícia Federal. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Inteligência, principalmente em Inteligência Geoespacial.

 

Julia Diniz de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve pesquisas na área de Geografia, com ênfase, em Políticas Públicas, Gestão do território e Geografia da Saúde, tendo como suporte de análise a Teoria da Geografia Nova de Milton Santos e os conceitos de Região e Território.

Raimundo Nonato Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia pela Universidade Sorbonne Paris Cité (Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle), em Paris/França (2016). Docente de Pós-Graduação e Graduação nas áreas de Geografia e Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal). Pesquisas nas áreas de Gestão do Território, Geotecnologias, Planejamento Regional e Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

Silva, W. C. P., Oliveira, J. D. de, & Nonato Júnior, R. (2019). David Harvey e o Pensamento Marxista na Geografia / David Harvey and Marxist Thought in Geography. Espaço Aberto, 9(2), 157–171. https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2019.28835