Estrada do Pacífico na Integração Sul-Americana e o Acre

Autores

  • Ana Maria de Souza Mello Bicalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2013.2122

Palavras-chave:

Estrada do Pacífico, Integração sul-americana, fronteira, Acre, Amazônia

Resumo

Em julho de 2011 foi concluída a Estrada do Pacífico, conectando o Acre a
portos do sul do Peru, parte do projeto de Iniciativa de Integração Sul-Americana - IIRSA. Além de visar a integração econômica e social dos países da América do Sul, é esperado que a Estrada do Pacífico facilite o comércio do Brasil com a Ásia através dos portos peruanos. Regionalmente, há dúvidas sobre os impactos da estrada, estimulando a economia regional ou, como outras rodovias na Amazônia, sendo sinônimo de desmatamentos, conflitos e expulsão de população. Este trabalho contextualiza a posição do Acre na região de fronteira Brasil-Peru-Bolívia, que será diretamente afetada pela nova rodovia e apresenta uma reflexão sobre as características do Acre, estado que se distingue na Amazônia pelas efetivas ações de proteção florestal e manutenção de população em comunidades agroextrativistas com controles sob a floresta. É uma reflexão apoiada em uma missão de trabalho de campo com contato com lideranças regionais dos países da fronteira, principalmente autoridades no estado do Acre. 

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Publicado

2013-12-05

Como Citar

BICALHO, Ana Maria de Souza Mello. Estrada do Pacífico na Integração Sul-Americana e o Acre. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 3, n. 2, p. 185–208, 2013. DOI: 10.36403/espacoaberto.2013.2122. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/2122. Acesso em: 5 nov. 2024.

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