Análise Integrada dos Brejos de Altitude do Nordeste do Brasil a partir de Atributos Fisiográficos / Integrated Analysis of Highland Humid Brejos in Northeast Brazil Based on Physiographic Attributes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2019.28357

Palavras-chave:

Enclaves Úmidos, Nordeste Seco, Análise Sistêmica

Resumo

Brejos de altitude são áreas de exceção climato-edáfico-ecológicas inseridas no domínio semiárido do Nordeste do Brasil, apresentando uma variação paisagística bastante expressiva. Suas peculiaridades mesológicas, quando comparados com o entorno e entre si, têm despertado o interesse de pesquisadores tanto para fins de caracterização quanto de planejamento, uma vez que essas áreas possuem valor ambiental e econômico expressivos no contexto semiárido brasileiro. Neste sentido, o  objetivo desse trabalho é reunir e discutir as principais características fisiográficas já estabelecidas para os brejos de altitude. Foram consultados periódicos, teses,  dissertações, livros e relatórios técnicos que se propuseram a definir e caracterizar os brejos de altitude nordestinos. Ao final, foi possível contabilizar um total de 10 áreas classificadas como enclaves, bem como definir os atributos fisiográficos que as definem. Essas características geraram um quadro síntese que permitiu a realização de uma análise comparativa a partir dos elementos descritivos identificados em cada obra consultada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laís Susana de Souza Gois, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Geografia pelo Pós-Graduação em Geografia - UFAL.

Antônio Carlos de Barros Corrêa, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Departamento de Ciências Geográficas e do Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFPE.

Kleython de Araújo Monteiro, Universidade Federal de Alagoas

Professor pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFAL.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-12-17

Como Citar

GOIS, Laís Susana de Souza; CORRÊA, Antônio Carlos de Barros; MONTEIRO, Kleython de Araújo. Análise Integrada dos Brejos de Altitude do Nordeste do Brasil a partir de Atributos Fisiográficos / Integrated Analysis of Highland Humid Brejos in Northeast Brazil Based on Physiographic Attributes. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 9, n. 2, p. 77–98, 2019. DOI: 10.36403/espacoaberto.2019.28357. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/28357. Acesso em: 18 jun. 2024.