Mapeamento de Processos Erosivos e Deposicionais Utilizando Modelagem Matemática: Simulações na Bacia do Córrego Alto Espraiado (SP)
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2023.58358Palavras-chave:
Modelagem, SIMWE, Erosão, DeposiçãoResumo
Os modelos matemáticos possuem potencial para estimar e constatar áreas suscetíveis a processos erosivos. O SIMWE (Simulated Water Erosion) considera as propriedades hidrológicas e do solo, simula a erosão, o transporte e a deposição pelo fluxo superficial. O objetivo principal deste artigo foi avaliar a dinâmica das taxas de erosão e deposição a partir da aplicação do modelo SIMWE na bacia do Alto Espraiado, São Pedro (SP), que apresenta expressivas feições erosivas laminares e lineares. Foram analisados a influência dos parâmetros utilizados na geração de quatro cenários, o mapeamento das feições erosivas numa perspectiva histórica e a validação com o Índice Potencial de Erosão. O produto apresentou maior área associada à deposição, entre 65% e 77%, e à erosão, entre 23% e 36%. O registro de parte significativa das feições erosivas é expresso espacialmente por “caminhos ou rotas” dos fluxos superficiais. O SIMWE demonstrou
resultados satisfatórios para identificar setores erosivos e deposicionais, sendo uma importante ferramenta para o diagnóstico e prognóstico de áreas complexas, marcadas pela dinâmica desses processos.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Evandro Daniel Daniel, Bianca Carvalho Vieira, Tiago Damas Martins, Carlos Valdir de Meneses Bateira, José Eduardo Bonini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.