Centralidade Urbana do Turismo de Belém sobre Salinópolis-PA: Processos Históricos e Crise Econômica em Tempos de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2024.66308Resumo
Salinópolis tem Belém, a capital do estado do Pará, como seu principal mercado consumidor turístico. O artigo analisa a relação entre as cidades como resultado de um processo lento e gradual, do ponto de vista histórico-geográfico, qual seja a centralidade urbana construída e exercida por Belém. A partir dos impactos econômicos gerados pela covid-19, a centralidade urbana ficou mais explícita, alterando significativamente a mobilidade econômico-social entre as duas cidades. Tendo como filtro teórico a produção social do espaço urbano e sua aplicação na interpretação de dados bibliográficos e documentais, os resultados da análise indicam que a centralidade de Belém sobre Salinópolis não se restringe exclusivamente aos processos de modernização do território entre as cidades e a capacidade de consumir; mas também ao fato de que há uma interrelação entre a economia e a participação do Estado em manter essa condição ao longo do processo histórico e geográfico na Amazônia oriental.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.