Como Navegar nas Fortes Vagas da Geografia e não Naufragar. A Trajetória e as Lições de Maurício Abreu

Autores/as

  • Iná Elias de Castro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2012.2086

Palabras clave:

Geografia Histórica, Maurício de Almeida Abreu, Método de pesquisa

Resumen

Este texto tem como objetivo resgatar traços essenciais da trajetória acadêmica
do professor e pesquisador Maurício de Almeida Abreu, tendo em vista os contextos mutantes da Geografia que a nossa geração enfrentou e suas opções como pesquisador. Trata-se de buscar na sua obra lições para os aprendizes de pesquisa e para aqueles que, mesmo não tão novatos, aspiram produzir conhecimento na Geografia, sem suspeitar quanto esforço deve ser investido nesse ofício. Trata-se, sobretudo, de destacar o valor da investigação metódica, da busca incansável pelas fontes de informação, da organização e análise dos resultados com uma visão clara da relação entre a base conceitual e a realidade que se mostra nos dados.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2012-12-05

Cómo citar

CASTRO, Iná Elias de. Como Navegar nas Fortes Vagas da Geografia e não Naufragar. A Trajetória e as Lições de Maurício Abreu. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 2, n. 2, p. 9–16, 2012. DOI: 10.36403/espacoaberto.2012.2086. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/2086. Acesso em: 21 nov. 2024.