Migrações e Direitos Humanos no Mercosul: Breve Análise / Migrations and Human Rights in the Mercosur: A Brief Analysis
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2018.19068Palavras-chave:
Garantias Fundamentais, Movimento de Pessoas, Políticas RegionaisResumo
As migrações são movimentos de pessoas que possuem diversas causas. Busca-se, nesse entendimento, determinar a proteção dos direitos humanos como fator fundamental na proposição de ações dentro do Mercosul. A revisão da literatura combinada com a análise documental dos acordos do bloco servirá como método para entender essas relações entre migrações e garantia de direitos. Entende-se como clara a vontade de ampliar fronteiras econômicas no bloco, mas não tão expressivas as garantias dos direitos fundamentais via Estados-Nação. Desta forma, acredita-se essencial a preocupação com o tema para maior proposição de políticas que resolvam conflitos de interesses e que garantam direitos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2018-12-22
Como Citar
BARRETO, Michelle Camille; SIMÕES, Mauro Cardoso; SERAFIM, Milena Pavan. Migrações e Direitos Humanos no Mercosul: Breve Análise / Migrations and Human Rights in the Mercosur: A Brief Analysis. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 8, n. 2, p. 111–129, 2018. DOI: 10.36403/espacoaberto.2018.19068. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/19068. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Espaço Aberto pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da revista. Os trabalhos estão simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.