A Luta pelo Espaço: a Situação dos Imigrantes Haitianos no Centro de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2020.32557Palavras-chave:
Mobilidade Espacial, Imigração Haitiana, São Paulo, Cotidiano.Resumo
Este artigo objetiva analisar a imigração haitiana no Brasil tendo como enfoque a situação dos imigrantes haitianos no centro de São Paulo. Para isso, partimos de uma dupla reflexão: os motivos que os levam a emigrar para o Brasil e a luta cotidiana pelo espaço de sobrevivência na metrópole de São Paulo. Esse movimento migratório articula-se à mobilidade da força de trabalho dentro da estrutura do sistema capitalista mundial caracterizado pelo desenvolvimento desigual. Os procedimentos metodológicos contam com a pesquisa bibliográfica, registros oficiais do governo brasileiro, trabalhos de campo e entrevistas com os imigrantes haitianos.Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2020-10-22
Como Citar
DESROSIERS, Ismane. A Luta pelo Espaço: a Situação dos Imigrantes Haitianos no Centro de São Paulo. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 10, n. 2, p. 185–203, 2020. DOI: 10.36403/espacoaberto.2020.32557. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/32557. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Espaço Aberto pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da revista. Os trabalhos estão simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.