Diversidade das Espécies Arbóreas em Quintais de Várzea da Ilha Saracá, Limoeiro do Ajuru, Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2021.39528

Palavras-chave:

Espécies Arbóreas, Sistemas Agroflorestais, Ribeirinhos, Composição Florística

Resumo

O estudo objetivou avaliar a composição florística, riqueza e diversidade das espécies arbóreas em quintais agroflorestais localizados em áreas de várzea pertencentes a famílias ribeirinhas. Foram selecionados 15 quintais da Ilha Saracá, localizada no município de Limoeiro do Ajuru, Pará. Por meio de turnês guiadas foram coletados dados para compor o inventário botânico dos quintais com a catalogação e contagem de indivíduos das espécies. O índice de diversidade usado foi o de Shannon Wiener e o índice de Pielou para equabilidade. Foram realizadas análises dos parâmetros fitos-sociológicos (frequência e densidade). Foram amostrados 4300 indivíduos compreendendo 40 espécies distribuídas em 37 gêneros e 23 famílias botânicas, com destaque para Arecaceae, Fabaceae e Myrtaceae. A maior parte das espécies é espontânea e tem origem nativa. A espécie arbórea mais frequente e com maior densidade foi o açaí (Euterpe oleracea Mart.), sendo sua extração e comercialização a base da geração de renda local.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ellem Suane Ferreira-Alves, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Sustentável/Programa de Pós-Graduação do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares/UFPA.

Breno Pinto Rayol, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professor Adjunto do Instituto de Ciências Agrárias.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

FERREIRA-ALVES, Ellem Suane; RAYOL, Breno Pinto. Diversidade das Espécies Arbóreas em Quintais de Várzea da Ilha Saracá, Limoeiro do Ajuru, Pará. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 11, n. 1, p. 63–80, 2021. DOI: 10.36403/espacoaberto.2021.39528. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/39528. Acesso em: 4 dez. 2024.