Etnogeomorfologia na Perspectiva da Gestão Ambiental e Aprendizagem na Educação Básica

Autores

  • Simone Cardoso Ribeiro Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2016.5242

Palavras-chave:

Etnociência, Geomorfologia, Gestão Local, Ensino Contextualizado

Resumo

Este artigo propõe uma discussão teórico-metodológica sobre a Etnogeomorfologia, enfoque de cunho geográfico-etnográfico, que visa a compreensão da forma como os produtores rurais de cultura tradicional entendem os processos geomorfológicos, como usam este conhecimento para o manejo do ambiente em que vivem (em especial o conhecimento sobre erosão de solos, movimentos gravitacionais de massa e assoreamento em relação aos cultivos de subsistência e à pecuária) e se, e como, utilizam esses saberes para algum tipo de taxonomia geomórfica. Para isso, é apresentada uma abordagem metodológica para nortear o desvendamento, a compreensão e a sistematização, com base científica, de todo um conjunto de teorias e práticas relativas ao ambiente, oriundas de uma experimentação empírica, e que contribui para orientar a inserção e o desenvolvimento de pesquisas junto a estas comunidades. Esta proposição metodológica pode ser utilizada para subsidiar políticas públicas de planejamento e gestão ambientais, sob a ótica do desenvolvimento local, assim como na Educação Básica voltada à compreensão das formas e processos geomórficos, partindo do pressuposto de que as informações que as pessoas possuem sobre seu ambiente, e a maneira pela qual elas categorizam essas informações, vão influenciar seu comportamento e seu aprendizado em relação a ele.

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Publicado

2016-06-02

Como Citar

RIBEIRO, Simone Cardoso. Etnogeomorfologia na Perspectiva da Gestão Ambiental e Aprendizagem na Educação Básica. Espaço Aberto, Rio de Janeiro, Brasil, v. 6, n. 1, p. 175–190, 2016. DOI: 10.36403/espacoaberto.2016.5242. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/5242. Acesso em: 23 nov. 2024.

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