Agentes Incorporadores na Produção do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV): Estratégias, Tipologias e Escalas de Atuação
DOI:
https://doi.org/10.36403/espacoaberto.2024.61041Palavras-chave:
Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), Agentes privados, Estratégias, Tipologias, EscalasResumo
O artigo examina as características e estratégias dos agentes incorporadores que atuaram no Programa Minha Casa Minha Vida, no intervalo de 2009 a 2020, em quatro cidades médias brasileiras: Ribeirão Preto/SP, Chapecó/SC, Dourados/MS e Marabá/PA. Foram identificadas as principais empresas incorporadoras atuantes nessas localidades, observando-se, para sua comparação, indicadores como a estrutura dos capitais empresariais, seus portes, a localização da sede e a escala de atuação. A investigação contou com levantamento e revisão bibliográfica sobre o assunto, compilação de dados primários oficiais, bem como informações sobre as principais construtoras e incorporadoras das cidades estudadas. A diversidade de agentes, a presença de capitais de diferentes portes e escalas de atuação e os diferenciados volumes e tipologias produzidas indicam novas condições de produção e consumo da habitação, conformando um mercado cada vez mais complexo.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Natalia Daniela Sá Britto, Everaldo Santos Melazzo, Juçara Spinelli, Paulo Fernando Jurado da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.