Rebuke and anger in Plato's Apology
DOI:
https://doi.org/10.47661/afcl.v3i5.16883Palavras-chave:
cólera. admoestação. Sócrates. Platão. Apologia.Resumo
Resumo:
Leitores da Apologia de Sócrates de Platão, de Xenofonte em diante, espantaram-se com o fato de que Sócrates, em contraste com outros defensores em julgamentos legais, parece provocar deliberadamente cólera em seu júri. Eu proponho que o uso que Sócrates faz de metáforas militares e sua alusão a Aquiles em particular, provê importantes mas negligenciadas pistas para seus motivos. Na Ilíada, como bem sabe o júri de Sócrates, um herói frequentemente admoesta o outro, provocando vergonha e cólera na intenção de incitar um guerreiro a lutar corajosamente. As admoestações de Sócrates aos atenienses seguem o padrão específico da admoestação homérica, e têm o mesmo objetivo: provocar cólera e vergonha na intenção de incitar sua audiência a buscar a virtude.
Palavras-chave: cólera. admoestação. Sócrates. Platão. Apologia.
Abstract:
Readers of Plato's Apology, from Xenophon on, have wondered why Socrates, in contrast to other defendants in legal trials, seems deliberately to arouse anger in his jury. I argue that Socrates' use of military metaphors and his allusions to Achilles in particular provide important but neglected clues to his motives. In the Iliad, as Socrates' jury well knew, one hero frequently rebukes another, arousing shame and anger in order to stir a warrior to fight courageously. Socrates' rebukes to the Athenians follow the specific pattern of the Homeric rebuke, and they have the same goal: to arouse anger and shame in order to stir his audience to pursue virtue.
Keywords: anger. rebuke. Socrates. Plato. Apology.