Arlecchino e Pulcinella nel Corteo Dionisiaco: Ascendenze orfiche delle maschere italiane

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47661/afcl.v13i26.23910

Palavras-chave:

teatro, teatro de máscara, mitologia

Resumo

As antigas cosmogonias alimentam o imaginário popular através dos séculos. Assim, podemos associar o mito trágico do esquartejamento e retorno de Dionísio a ritos propiciatórios ligados ao culto da fertilidade vegetal e ao ciclo das estações agrícolas. Como outras personagens mascaradas nos espetáculos da Commedia dell’Arte (século XVI), Arlequim lembra figuras psicopompas, ou seja, em trânsito entre o reino inferior e o reino superior, como o rei dos elfos Herl Koning (uma das possíveis etimologias do nome) que guia a procissão de almas na mitologia nórdica e o próprio Dionísio, instigador da mania carnavalesca. Arlequim não só testemunha sua derivação infernal no resto de chifre que tem na cabeça, mas também evoca um estado vegetal anterior nas manchas que tingem seu hábito (inicialmente branco como o de seu companheiro Polichinelo) de cores primaveris. A máscara é, portanto, um resíduo (satírico, na tradição italiana) de um saber ancestral que inclui a relação entre vida e morte como como um ciclo de eterno retorno que parece afastar as disposições da divina providência

Biografia do Autor

Alessandra Vannucci, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Licenciatura em Letras e Filosofia na Università di Bologna

Doutorado em Letras na PUC-Rio

Professora de Direçao Teatral e Processos Criativos na Escola de Comunicaçao da UFRJ

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Pulcinella

Publicado

2019-12-22

Edição

Seção

Artigos