Eudaimonia para toda a cidade

Autores

  • Izabela Aquino Bocayuva Departamento de filosofia, UERJ

DOI:

https://doi.org/10.47661/afcl.v9i18.4894

Palavras-chave:

eudaimonia, pólis

Resumo

Aristóteles afirma no livro I da Ética Nicomaqueia que cabe à Política, como ciência mestra, fazer feliz, de preferência, a cidade inteira, mas, depois, no livro X, parece considerar como feliz apenas a vida contemplativa, a existência mais autárquica e, por isso, mais livre e mais prazerosa. Como conciliar essas duas posições? Será que poderíamos admitir que Aristóteles queria uma cidade inteira de filósofos? Isso pareceria absurdo. Cabe a nós aqui, portanto, investigar essa problemática já que é importantíssimo para todo ser humano viver a melhor vida possível, em qualquer época que seja. Assim, procuraremos uma solução plausível para essa questão, juntamente com a tradição de comentadores que, de alguma forma, também perceberam esse problema. Começaremos explicitando o modo de Hardie colocar o problema, depois veremos como Ackrill lida com ele. Nós mesmos tentaremos arriscar ainda uma saída para depois, com Cooper nos valermos da Política para abordar a polêmica questão.

Biografia do Autor

Izabela Aquino Bocayuva, Departamento de filosofia, UERJ

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É membro do PEC - Pólo de Estudos Classicos do Estado do Rio de Janeiro. Coordena o NOESIS - Laboratório de Estudos em Filosofia Antiga da UERJ (www.noesisfilosofia.com.br). 

Referências

ARISTOTLE. Nicomacheian Ethics. Trans. H. Rackham. Cambridge: Harvard University Press, 2003.

ACKRILL, J. L. Sobre a eudaimonia em Aristóteles. In: Sobre a Ética Nicomaqueia de Aristóteles. São Paulo: Odysseus, 2010, p.103-125.

COOPER, J. M. Political Community and the highest Good. www.princeton.edu/~johncoop/Papers/Political%20Community%20and%20the%20Highest%20GoodE.pdf, 2009, p. 1-81. (or in: Sobre a Ética Nicomaqueia de Aristóteles5, 2010, p.439-492)

HARDIE, W. F. R. O Bem final na Ética de Aristóteles, in: Sobre a Ética Nicomaqueia de Aristóteles, 2010, p. 42-64.

____________ Aristotle's Ethical Theory. Oxford, 1968.

ZINGANO, M (org.). Sobre a Ética Nicomaqueia de Aristóteles. São Paulo: Odysseus, 2010.

___________. Estudos de Ética Antiga. São Paulo: Discurso Editorial, 2007.

Downloads

Publicado

2016-12-10