Il vino tragico e il segreto dei cureti

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47661/afcl.v13i26.35595

Palabras clave:

Vino, Dioniso, smembramento, mito, rito, iniziazione

Resumen

Nei racconti cosmogonici antichi, un momento importante è quello che tratta dell’apparizione della razza umana. Se consideriamo che le cosmogonie possano essere lette come forme archetipiche di cosmologie, ne risulta allora che le antropogonie, all’interno delle cosmogonie, costituiscono momenti davvero gravidi di significato al fine di intendere il senso che una cultura conferisce all’umano nel quadro dell’ordine del cosmo. Voglio qui ricordare una tradizione, meno conosciuta, a proposito dell’apparizione della razza umana, quella dei culti orfici e dionisiaci, con il suo apporto di saggezze nella sua produzione mitica, e colla sua peculiare forma di trasmettere le conoscenze in modo figurato e criptico. Il mito antropogonico orfico per eccellenza è quello dello Squartamento di Dioniso bambino da parte dei Titani. Si pretende segnalare l’ipotesi di un enigma e della sua decifrazione iniziatica.

Biografía del autor/a

Fernando José De Santoro Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1998. Realizou um pós-doutorado em Filosofia na Universidade de Paris IV – Sorbonne em 2000 e um estágio sênior na École Normale Supérieure e na Universidade de Paris IV em 2010-11. Foi professor visitante na École Normale Supérieure de Paris nos anos acadêmicos de 2010/11 e 2013. Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos no biênio 2010/11. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 2012 a 2015. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Diretor de Programa no Collège International de Philosophie (Paris). Publicou 35 artigos em periódicos especializados. Possui 37 capítulos de livros e 6 livros publicados e organizou 4 livros. Orientou 19 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado, além de ter orientado 22 trabalhos de iniciação científica e 23 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Filosofia e Letras. Recebeu 8 prêmios e/ou homenagens. Atualmente coordena 3 projetos de pesquisa, lidera o Grupo de Pesquisa do Laboratório OUSIA de Estudos em Filosofia Clássica e integra o GdRI do CNRS "Philosopher en Langues. Comparatisme et traduction" e o Labex  do CNRS "Transfers". Atua na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga e Estética. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 190 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e artístico-cultural são: Aristóteles, filosofia antiga, filosofia, linguagem, Platão, poética, ontologia, comédia e Parmênides.

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Sirah Vila Maura. Foto de Maria da Graça Gomes de Pina

Publicado

2019-12-22