A mãe dos deuses também era estrangeira, ou, sobre a constância do sábio

Auteurs

  • Carlos Lemos

DOI :

https://doi.org/10.47661/afcl.v5i10.16448

Mots-clés :

Sêneca. sábio. constância. erudito. impassível. continente. herói. Aristóteles. cínicos. estoicos. sofistas. socráticos. Antístenes.

Résumé

Resumo:

O presente artigo trata da constância do sábio, conforme Sêneca. Para determiná-la partimos das clássicas definições de sábio: erudito, impassível, continente, herói. Aristóteles concebia o sábio como o erudito. O objetivo dessa análise é observar qual o comportamento que deve adotar um sábio diante das questões éticas e políticas. Contrário a Aristóteles, os cínicos e os estoicos não consideraram a erudição como de grande utilidade nesses campos. A sabedoria para eles é a virtude do herói. Os sofistas e os socráticos, por outro lado, entendiam o sábio como o continente. Particularmente os estoicos aderiram à concepção de sábio como impassível. Sêneca contempla essas definições e toma, então, o partido de Antístenes, e vai considerar que o caráter do sábio é definido pela constância. Por que Sêneca tem essa posição? Devido ao exemplo de Antístenes, que, diante da ofensa de ser um mestiço, recorre ao humor, a saber, a mãe dos deuses também era estrangeira, para mostrar que não foi atingido, por ser capaz de manter-se imutável diante da injúria. É o mesmo que dizer que o sábio é imutável como o herói, a saber, o sábio é o que se mantém constante em todos os momentos. Como os heróis Ulisses e Hércules, os sábios são invictos nos trabalhos, depreciadores do prazer e vencedores de todos os perigos. O sábio não se regozija nem se abate com a fortuna.

Palavras-chave: Sêneca. sábio. constância. erudito. impassível. continente. herói. Aristóteles. cínicos. estoicos. sofistas. socráticos. Antístenes.


Abstract:

This article deals with the constancy of the wise man, according to Seneca. To determine it we departed from the classical definitions of the wise man: scholar, impassive, continent, hero. Aristotle conceived of the wise man as a scholar. The aim of this analysis is to observe what behavior should adopt a sage on the ethical and political issues. Contrary to Aristotle, Cynics and Stoics did not consider how learning could be useful on those fields. Wisdom is for them the virtue of the hero. Sophists and Socratics, on the other hand, understood the sage as the continent. Particularly the Stoics joined the design of the wise man as impassive. Seneca offers these definitions and then takes the example of Antisthenes, and will consider that the character of the sage is defined by constancy. Why did Seneca have this position? Due to the example of Antisthenes, before the offense to be a half-breed, he resorts to humor, namely, the mother of the gods was also an alien to show that was not affected, by being able to keep unchanged before the injury. It's the same as saying that the sage is immutable as the hero, namely the wise man is who remains constant at all times. As the heroes Odysseus and Hercules, the sages are unbeaten in work, detractors of pleasure and winners from all dangers. The wise do not rejoice nor is brought down by fortune.

Keywords: Seneca. wise man (sage). constancy. scholar. impassive. continent. hero. Aristotle. Cynics. Stoics. Sophists. Socratics. Antisthenes.

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Publiée

2018-03-28