A restituição impossível: o abandono a si da pintura.
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i19.167Resumo
Resumo: Este ensaio procura compreender a análise que Derrida empreende acerca do debate em torno da pintura “Par de Sapatos” de autoria de Vincent van Gogh que envolveu o filósofo Martin Heidegger e o historiador da arte Meyer Schapiro. Em sua análise Derrida elabora uma reflexão acerca das problemáticas da representação e da verdade em pintura.
Palavras-chave: Derrida, Heidegger, Schapiro, representação, pintura
Abstract: This essay seeks to understand the analysis that Derrida undertakes on the debate around the painting “Pair of Shoes” by the artist Vincent van Gogh. The debate involves the philosopher Martin Heidegger and the art historian Meyer Schapiro. In his analysis Derrida develops a reflection on the issues of representation and the truth in painting.
Keywords: Derrida, Heidegger, Schapiro, representation, painting
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.