A restituição impossível: o abandono a si da pintura.

Authors

  • Ana Luiza Fay Hermes Graduação filosofia UFRJ bolsista em iniciação científica FAPERJ

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i19.167

Abstract

Resumo: Este ensaio procura compreender a análise que Derrida empreende acerca do debate em torno da pintura “Par de Sapatos” de autoria de Vincent van Gogh que envolveu o filósofo Martin Heidegger e o historiador da arte Meyer Schapiro. Em sua análise Derrida elabora uma reflexão acerca das problemáticas da representação e da verdade em pintura.

Palavras-chave: Derrida, Heidegger, Schapiro, representação, pintura

Abstract: This essay seeks to understand the analysis that Derrida undertakes on the debate around the painting “Pair of Shoes” by the artist Vincent van Gogh. The debate involves the philosopher Martin Heidegger and the art historian Meyer Schapiro. In his analysis Derrida develops a reflection on the issues of representation and the truth in painting.

Keywords: Derrida, Heidegger, Schapiro, representation, painting

Published

2012-01-08

Issue

Section

Artigos