A estética da expressividade em Nietzsche

Autores

  • Jasson Da Silva Martins Professor Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). Mestre em filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i18.188

Resumo

Resumo: A estética de Nietzsche pode ser caracterizada como estética da expressividade. É através da expressividade do conjunto de seus escritos que ele constrói a imagem do filósofo-artista. O caminho que vai do filósofo ao filósofo-artista é construído com a aniquilação dos conceitos clássicos da estética e o confronto produtivo do mundo pessoal do filósofo e da arte, apresentados como a criação de novos valores. Para Nietzsche, a criatividade filosófica está a serviço da expressão do seu pensamento enquanto obra de arte e o seu ponto de partida e de chegada é a vida. Partindo dessa concepção de estética e de criatividade, é possível compreender melhor a crítica endereçada à obra de Wagner.

Palavras-Chave: Estética; Expressão; Artista; Criação ; Arte.

Résumé: L'esthétique de Nietzsche peut être caractérisé comme esthétique de l'expressivité. C'est grâce à l'expressivité de l'ensemble de ses écrits qu'il construit l'image duphilosophe-artiste. Le chemin qui va de philosophe à philosophe-artiste est construit avec l'anéantissement de toutes les notions classiques de l'esthétique et confrontation productive du monde personnelle du philosophe et de l'art présentée comme la création de nouvelles valeurs. Pour Nietzsche, la créativité philosophique sert l'expression de sa pensée comme une oeuvre d'art et de son point de départ et d'arrivée, c'est la vie. De cette conception de l'esthétique et la créativité, vous pouvez comprendre lescritiques adressées à l'oeuvre de Wagner.

Mots-clés: Esthétique ; Expression ; Artiste ; Création ; Art.

Biografia do Autor

Jasson Da Silva Martins, Professor Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). Mestre em filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Professor Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). Mestre em filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Atualmente, como bolsista PROSUP/CAPES, desenvolve pesquisa em nível de Doutorado nessa mesma Universidade. Coordena a Coleção Pólemoi, da Editora Nova Harmonia.

Downloads

Publicado

2012-10-12

Edição

Seção

Artigos