A estética da expressividade em Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i18.188Abstract
Resumo: A estética de Nietzsche pode ser caracterizada como estética da expressividade. É através da expressividade do conjunto de seus escritos que ele constrói a imagem do filósofo-artista. O caminho que vai do filósofo ao filósofo-artista é construído com a aniquilação dos conceitos clássicos da estética e o confronto produtivo do mundo pessoal do filósofo e da arte, apresentados como a criação de novos valores. Para Nietzsche, a criatividade filosófica está a serviço da expressão do seu pensamento enquanto obra de arte e o seu ponto de partida e de chegada é a vida. Partindo dessa concepção de estética e de criatividade, é possível compreender melhor a crítica endereçada à obra de Wagner.
Palavras-Chave: Estética; Expressão; Artista; Criação ; Arte.
Résumé: L'esthétique de Nietzsche peut être caractérisé comme esthétique de l'expressivité. C'est grâce à l'expressivité de l'ensemble de ses écrits qu'il construit l'image duphilosophe-artiste. Le chemin qui va de philosophe à philosophe-artiste est construit avec l'anéantissement de toutes les notions classiques de l'esthétique et confrontation productive du monde personnelle du philosophe et de l'art présentée comme la création de nouvelles valeurs. Pour Nietzsche, la créativité philosophique sert l'expression de sa pensée comme une oeuvre d'art et de son point de départ et d'arrivée, c'est la vie. De cette conception de l'esthétique et la créativité, vous pouvez comprendre lescritiques adressées à l'oeuvre de Wagner.
Mots-clés: Esthétique ; Expression ; Artiste ; Création ; Art.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.