O conceito de governamentalidade em Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i34.26395

Palavras-chave:

artes de governar, governamentalidade, racionalidade política, poder, biopolítica.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar o conceito de governamentalidade no pensamento de Michel Foucault. Para tanto, percorre as reflexões empreendidas pelo filósofo desde as técnicas de governo das almas inventadas pela Igreja, com o poder pastoral, até o neoliberalismo no século XX, tendo como principal subsídio teórico seus cursos ministrados no Collège de France, que originaram as obras “Segurança, Território, População” (1977-1978) e “Nascimento da Biopolítica” (1978-1979. Em tais obras, o filósofo analisa as práticas governamentais, utilizando o conceito de governamentalidade para examinar a racionalidade política desenvolvida no Ocidente.

Biografia do Autor

Lorena Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF/UFRJ)

Mestre e Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, doutoranda em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisando Filosofia Política Africana e Afrodiaspórica. 

Referências

AYUB, J.P. Introdução à analítica do poder de Michel Foucault. São Paulo: Intermeios, 2014. 214p.

CASTRO, E. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Tradução: Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009

FOUCAULT, M. Segurança, território e população. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

______________. Nascimento da biopolítica. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

_____________. Em defesa da sociedade: curso no collège de france (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PRADO FILHO, K. Michel Foucault: uma história da governamentalidade. Florianópolis/Rio de Janeiro. Insular/Achiame, 2006.

REVEL, J. Foucault: conceitos essenciais. Tradução: Maria do Rosário Gregolin, Nilton Milanez, Carlos Piovesani. São Carlos: claraluz, 2005. 96p.

SANTOS, R. E. d. Genealogia da governamentalidade em Michel Foucault. 2010. 242f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Belo Horizonte, 2010.

Downloads

Publicado

2020-02-19

Edição

Seção

Artigos