O conceito de governamentalidade em Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i34.26395Keywords:
artes de governar, governamentalidade, racionalidade política, poder, biopolítica.Abstract
O presente artigo objetiva apresentar o conceito de governamentalidade no pensamento de Michel Foucault. Para tanto, percorre as reflexões empreendidas pelo filósofo desde as técnicas de governo das almas inventadas pela Igreja, com o poder pastoral, até o neoliberalismo no século XX, tendo como principal subsídio teórico seus cursos ministrados no Collège de France, que originaram as obras “Segurança, Território, População” (1977-1978) e “Nascimento da Biopolítica” (1978-1979. Em tais obras, o filósofo analisa as práticas governamentais, utilizando o conceito de governamentalidade para examinar a racionalidade política desenvolvida no Ocidente.References
AYUB, J.P. Introdução à analítica do poder de Michel Foucault. São Paulo: Intermeios, 2014. 214p.
CASTRO, E. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Tradução: Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009
FOUCAULT, M. Segurança, território e população. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
______________. Nascimento da biopolítica. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
_____________. Em defesa da sociedade: curso no collège de france (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PRADO FILHO, K. Michel Foucault: uma história da governamentalidade. Florianópolis/Rio de Janeiro. Insular/Achiame, 2006.
REVEL, J. Foucault: conceitos essenciais. Tradução: Maria do Rosário Gregolin, Nilton Milanez, Carlos Piovesani. São Carlos: claraluz, 2005. 96p.
SANTOS, R. E. d. Genealogia da governamentalidade em Michel Foucault. 2010. 242f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Belo Horizonte, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.