Colonialidade do Poder, Colonialidade do Saber e Oligopólios de Comunicação de Massa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i39.61538

Palavras-chave:

Colonialidade do Poder, Colonialidadde do Saber, Epistemicídio, Oligopólio de Comunicação de Massa, jornalismo corporativo, transmodernidade.

Resumo

Neste ensaio abordo as ideias de Colonialidade do Poder e Colonialidade do Saber para refletir sobre os oligopólios de comunicação de massa e seu jornalismo corporativo. Coloco essas instituições em evidência, fazendo um exercício comum das perspectivas decoloniais que é situar o hegemônico a fim de empregar estas estruturas como objeto de estudo e observação. Concluo trazendo a ideia de transmodernidade de Enrique Dussel para contexto jornalístico, como uma alternativa possível ao fazer jornalístico hegemônico.

Biografia do Autor

Isadora Gonçalves França, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em História Comparada no Programa de Pós Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ). Área: História.

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Publicado

2023-10-27

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Artigos