Colonialidade do Poder, Colonialidade do Saber e Oligopólios de Comunicação de Massa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i39.61538

Palabras clave:

Colonialidade do Poder, Colonialidadde do Saber, Epistemicídio, Oligopólio de Comunicação de Massa, jornalismo corporativo, transmodernidade.

Resumen

Neste ensaio abordo as ideias de Colonialidade do Poder e Colonialidade do Saber para refletir sobre os oligopólios de comunicação de massa e seu jornalismo corporativo. Coloco essas instituições em evidência, fazendo um exercício comum das perspectivas decoloniais que é situar o hegemônico a fim de empregar estas estruturas como objeto de estudo e observação. Concluo trazendo a ideia de transmodernidade de Enrique Dussel para contexto jornalístico, como uma alternativa possível ao fazer jornalístico hegemônico.

Biografía del autor/a

Isadora Gonçalves França, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em História Comparada no Programa de Pós Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ). Área: História.

Citas

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Publicado

2023-10-27

Número

Sección

Artigos