A Relação entre Atenção e Amor
Resumo
Este artigo explora a relação entre atenção e amor na promoção da coesão comunitária. Argumenta que o amor é uma virtude epistêmica, necessitando responsabilidade e atenção para ser despertado e aplicado coletivamente. Utilizando conceitos de atenção top-down e bottom-up, o estudo investiga como esses processos influenciam a percepção e o amor. A pesquisa se baseia nos trabalhos de Carolyn Dicey Jennings, Bell Hooks e Iris Murdoch, que discutem o papel da atenção e do amor na construção do conhecimento. Jennings defende a atenção como conhecimento sensível, enquanto Hooks e Murdoch destacam o amor como um elemento central na moralidade e epistemologia. A conclusão aponta a necessidade de incorporar o amor na epistemologia, promovendo sua aplicação coletiva como um instrumento contra injustiças.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REGINALDO GONÇALVES GOMES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.