Desacordos Profundos
Precisões e Explorações
Resumo
Neste artigo introdutório à edição especial “Desacordos Profundos: precisões e explorações”, são apresentados os artigos que compõem essa edição, contextualizando seus vários temas, que vão desde a natureza dos desacordos profundos e sua resolução até suas conexões com debates filosóficos e fenômenos sociais.
Nota introdutória do tradutor
Este artigo é a apresentação da edição especial “Desacuerdos profundos: precisiones y exploraciones”, publicada na revista Cuadernos de Filosofía nº 40 (2022), da Universidad de Concepción. Embora seja um texto de apresentação, que, a princípio, não apresentaria tese original, o modo como Victoria Lavorerio relaciona os textos das autorias nos oferece uma contribuição muito interessante sobre a temática dos desacordos profundos – algo ainda com pouco impacto em língua portuguesa.
Lavorerio lamenta a falta de materiais significativos sobre desacordos profundos em língua espanhola, e aqui faço o mesmo em relação à língua portuguesa. Acredito que os debates sobre desacordos profundos dizem respeito a questões contemporâneas de grande importância para nós, de modo que seja fundamental abrirmos canais de diálogo e fomentar a prática da tradução.
Agradeço a Victoria Lavorerio por seu trabalho e por permitir que essa tradução seja realizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Victoria Lavorerio; [Tradução por Cello Pfeil]

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.