CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO "EXISTÊNCIAS"

2024-05-01

A comissão editorial da Revista Ítaca convida a todos e todas para participarem do Dossiê Temático "Existências"!

Este dossiê tem por objetivo abordar as temáticas relativas à existência humana, compreendida como modo de ser no mundo, em relação direta e imediata com a situação fática na qual ela está inserida, e a partir do qual ela se realiza. Tal forma de compreender a realidade humana deriva de uma falência da concepção moderna de compreender o sujeito apartado da realidade, em uma compreensão restrita à epistêmica. A partir disso, a consciência não se resume a uma dimensão de conhecimento do mundo, mas a uma relação de existência, em sua modalidade originária pré-reflexiva e pré-predicativa, ao modo de uma participação no mundo. Deste modo, a consciência humana não é compreendida como "produtora de interioridade" (Sartre, 1939, 1943), o que a levaria a ser compreendida como um "absoluto solitário" (Merleau-Ponty, 1946) que dá origem ao mundo em sua esfera de imanência. Agora, reinserida novamente em sua situação fática, "homem entre homem, coisa entre as coisas" (Sartre, 1939) a realidade humana é convocada a se engajar neste mundo que lhe é inalienável – na medida em que ela só existe em relação a ele, e este mundo só se revela a partir dela. 

Tal concepção de existência, como esta totalidade sintética indissociável (Sartre, 1943) – entre o ser do mundo fático e o ser indeterminado da realidade humana, que só existe em relação – só é possível após a superação da "ilusão do trás mundos", propiciada por Nietzsche, em sua crítica à metafísica moderna. Buscamos, com isso, enfatizar a relevância do pensamento nietzscheano para superar o dualismo clássico, evidente em uma concepção moderna de subjetividade, que carece de tal participação no mundo – o que, para Nietzsche, se mostra ainda produto de uma herança platônica que se revela ainda não superada no pensamento moderno. Portanto, privilegiaremos, nesta edição temática, tratar de artigos que salientam a importância de pensar, ainda nos dias de hoje, as teorias de autores como Friedrich Nietzsche, que nos revela o teor trágico da existência humana, bem como a tradição existencial que o precede, incluindo autores como Jean-Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty, bem como suas heranças que remontam a influências como Martin-Heidegger, Edmund Husserl, Albert Camus e Søren Kierkegaard.

Prazo para Submissão: 17/05/2024

Contamos com a colaboração de todos e todas para tornar este dossiê ainda melhor, e acabar a multiplicidade temática constitutiva da inesgotabilidade de modos de ser da realidade humana!