Liberalismo, Governamentalidade e Seguridade
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i32.17459Keywords:
Governamentalidade, Seguridade, Liberalismo, População, FoucaultAbstract
Diante do atual contexto de fortalecimento do pensamento liberal no Brasil e no mundo, resolvi pensar suas estruturas de funcionamento e seus mecanismos de gerenciamento e manutenção da ordem social. Faço assim uma análise crítica a partir da leitura foucaultiana da governamentalidade, da seguridade e dos liberalismos alemão (ordoliberalismo) e estadunidense (Escola de Chicago), como formas de gerenciamento e controle da população e/ou sociedade civil, a partir dos cursos Sécurité, territoire, population e Naissance de la biopolitique, ministrados no Collège de France nos biênios de 1977-1978 e 1978-1979, respectivamente.
References
FOUCAULT, Michel. Dits et écrits I. Paris: Galimard, 2001.
_________________. Dits et écrits II. Paris: Galimard, 2001.
_________________. Nascimento da Biopolítica: curso no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
_________________. Segurança, Território e População: curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.