Autonomia e Escuta -- o problema da formação do caráter
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i17.223Keywords:
Virtude, Caráter, Educação, Escuta, Autonomia.Abstract
O presente artigo tem por objetivo destacar o problema da formação do caráter presente na Ética das Virtudes, tal como é formulada por Aristóteles. Interessa pensar a virtude ética como a realização de uma “escuta”, que nasce na obediência na autoridade, e se consuma em uma atitude avaliativa autônoma. A partir dos delineamentos de Burnyeat iremos dar os contornos do problema, enfocando o que ele considera como o processo de amadurecimento de um “senso valorativo”.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.