Maioridade e devir-menor: Deleuze e Foucault nos limites da crítica kantiana
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i21.243Abstract
Resumo: O objetivo do artigo é apresentar e confrontar as leituras de Gilles Deleuze e Michel Foucault sobre o texto kantiano “Resposta à questão: o que é o Iluminismo?”, de 1784. As duas leituras se situam sobre as noções de maioridade e minoridade, possibilitando questionar ou problematizar que tipo de espaço ou que espécie de uso da razão o artigo de Kant propõe como um espaço de liberdade ou de crítica. Desta maneira, articularemos alguns textos centrais aos dois pensadores sobre o tema, por exemplo, o artigo foucaultiano “O que são as luzes?” (de 1984), “Os intelectuais e o poder” (de 1972), e O que é a filosofia? (de 1991), de Gilles Deleuze.
Palavras-chave: Gilles Deleuze; Michel Foucault; Immanuel Kant.
Abstract: The purpose of this paper is present and compare the readings of Gilles Deleuze and Michel Foucault on Kant' articles “Resposta à questão: o que é o iluminismo?, 1784. The two readings are situated on the notions of majority and minority, questioning what kind of space or what kind of reason Kant proposes in this article as a space of freedom and critical. Thus, we articulate some central texts of the two thinkers on this subject, for example, Foucault' article “O que são as luzes? (1984), “Os intelectuais e o poder” (1972), and the work of Deleuze “O que é a filosofia? (1991).
Keywords: Gilles Deleuze ; Michel Foucault ; Immanuel Kant.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.