De um Zêuxis às avessas (República VI, 508b-509b): a imagem do Sol e a posição de Ferguson
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i28.2746Keywords:
PLATÃO, REPÚBLICA, SOL, ANALOGIA, FERGUSONAbstract
No Livro VI da República de Platão, vemos o personagem Sócrates expor um de seus mais célebres engenhos, o símile ou imagem do Sol (508a4-509c4). A partir da defesa de que, na passagem, o termo “visível” não tem o sentido que a tradição sempre lhe deu, Alexander Ferguson (1921; 1922) apresentou uma nova possibilidade de interpretação dos Livros VI e VII da obra. O presente artigo visa demonstrar a insustentabilidade da tese do comentador inglês.Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.