PROTESTANTISMO E SECULARIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i3.60403Keywords:
SECULARIZAÇÃO, PROTESTANTISMO, CATOLICISMO, RELIGIÃOAbstract
Este artigo tem como escopo pensar a transição do Estado confessional (que imperou até o século XIX) para o Estado “secular” (que se consolida no século XX) mostrando como o advento do protestantismo – não somente do protestantismo isolado, como do protestantismo inserido em dois contextos mais amplos: i) da polaridade com a Igreja Católica Apostólica Romana); e ii) de uma multiplicidade de interpretações do cristianismo que surge não somente por meio desta dicotomia com a Igreja Católica mas, também, no seio do próprio “mundo protestante” – influenciou neste processo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.