“Vida imaginária” e “vida real”
a ambiguidade da correlação indissociável entre dois planos irredutíveis um ao outro
Abstract
Sartre, em O imaginário, denomina “vida imaginária” a identidade construída para além das demandas de um mundo real de situações imprevisíveis. A “vida imaginária” é irredutível à “vida real”. No entanto, na conclusão da mesma obra, compreendemos que a imagem só pode se dar a partir da realidade concreta. Não seria então contraditório dizer que a “vida imaginária” é a constituição de uma identidade fora do real? Argumentamos que não há contradição se assumirmos que a “vida imaginária”, apesar de irredutível à “vida real”, se faz sempre em relação com um fundo real de situações concretas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Gabriel Gurae Guedes Paes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.