Questões de soberania e o pensamento sobre o bárbaro
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i19.172Resumen
Resumo: O problema que propomos tem como fundamento discutir a função da figura do Bárbaro como representante da exclusão política. Para Foucault o Bárbaro é a figura do inadaptável. Por sua vez Jaques Derrida nomeia outra figura que também representa a barbárie, a Besta. Ambas representam a forma pela qual a política moderna se estruturou para erguer a idéia de civilidade que em nome da seguridade tende excluir o insubordinável e o diferente.
Palavras-chave: Bárbaro, Besta, Civilizado, Michael Foucault, Jacques Derrida.
Abstract : Le problème que nous proposons est basée la discussion sur le rôle de le Barbare comme une figure représentative de l'exclusion politique. Pour Foucault le Barbare est la figure de inadaptables. Jacques Derrida nomme à son tour une autre figure représente également la barbarie, la Bête. Les deux représentent de la manière dont la politique moderne est structurée de manière à soulever l'idée de civilité dans le nom de la sécurité qui tend à exclure lo insubordinável et lo différent.
Mots-clés: Barbare, Bête, Civilisée, Michael Foucault, Jacques Derrida.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.