Heranças, espectros, acontecimento: a desconstrução como pensamento hipercrítico
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i19.173Resumen
Resumo: esse texto visa elucidar a desconstrução de Jacques Derrida como um pensamento que vai além da crítica enquanto ato de julgar. A desconstrução não é nem uma teoria nem um método. No entanto, imprevisivelmente as desconstruções estão em curso, acontece. A desconstrução é o que acontece. Chega como uma aparição espectral, mais de um, menos de um “todo outro”.
Palavras-chave: desconstrução; hipercrítica; acontecimento
Résumé: Ce texte vise à élucider la déconstruction de Jacques Derrida comme une pensée qui va au-delà de la critique comme un acte de juger. La déconstruction n´est ni une théorie ni une méthode. Cependant, imprévisiblement les déconstructions sont en cours, ça arrive. La déconstruction c'est ce qui arrive. Ça arrive comme une apparition spectral, plus d'un, moins d´un “tout autre”.
Mots-clés: déconstruction; hypercritique; événement
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.