O conceito de lebensform (formas de vida) na filosofia de Wittgenstein
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i17.226Palabras clave:
Formas de vida, Jogos de linguagem, Uso de regras, Wittgenstein.Resumen
O conceito de lebensform (formas de vida) aparece nas Investigações Filosóficas (1953), obra póstuma de Ludwig Wittgenstein. Não se trata de um conceito de primeira ordem, mas de um que é determinado por outro mais amplo, ou seja, aquele de jogos de linguagem. A vinculação entre o significado e o uso da linguagem reclama a observação de três condições: a primeira diz respeito ao modo como as palavras são utilizadas (uso de regras); a segunda deve observar o contexto em que se empregam palavras (jogos de linguagem); e a terceira tem de atentar para as funções que elas devem desempenhar (formas de vida).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.