Sobre a Democracia Deliberativa: Joshua Cohen a Jürgen Habermas
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i26.2410Resumen
Esse artigo tem por objetivo fazer um balanço crítico sobre a teoria de democracia deliberativa de Jürgen Habermas a partir da teoria de democracia deliberativa de Joshua Cohen. Esse autor tem a vantagem de aproveitar criticamente as contribuições da idéia de democracia de Habermas, ampliando a sua teoria, Cohen critica Habermas porque este se limita a mostrar que os atores da sociedade civil podem “influenciar” em momentos de crise o sistema político. Para Cohen, ao contrário, é preciso pensar em formas de participação direta da sociedade civil nas tomadas de decisões políticas. Portanto, trata-se de participação e não de mera influência. Sendo assim, apresentaremos as limitações da teoria habermasiana superadas por Cohen.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.