Hamlet dionisíaco - Breves considerações sobre Hamlet de Shakespeare na perspectiva nietzschiana do Nascimento da Tragédia
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i15.274Resumen
Resumo: O presente artigo pretende estender as relações entre Nietzsche e Shakespeare, a partir do breve comentário do filósofo, em o Nascimento da Tragédia, dedicado ao Hamlet. Pretende-se aliar os conceitos do jovem Nietzsche aos comentários de Harold Bloom, exemplificando-os com a peça de Shakespeare. O objetivo central do trabalho é apontar porque a afirmação a que se atém é suficiente para explicitar os aspectos que fazem de Hamlet um sujeito dionisíaco, e como exerce sua liberdade de forma artística. Tal concepção de liberdade é vastamente defendida por Nietzsche. Demonstra-se em que momentos tal conceito está presente nas ações de Hamlet, de que modo o personagem procede, em relação às adversidades, com sua ardilosidade, provando que não tem ressentimentos ou necessidade de justificar a vida através de seus atos, sendo deste modo, livre em termos nietzschianos.
Palavras-Chave: Apolíneo, Dionisíaco, Hamlet, Liberdade Artística.
Abstract: This article aspires to enlarge the relations between Nietzsche and Shakespeare, from the concise Nietzsche's affirmation dedicated to Hamlet in The Birth of Tragedy. One intends to connect the concepts of the young Nietzsche with the comments of Harold Bloom, exemplifying them with the Shakespeare's play. The essential aim of this assignment is to point the reasons why the affirmations which this article keeps to is enough to explain the aspects that makes Hamlet a dionysiac subject, and how he exerts his liberty by the artistic way. Such conception of the liberty is extensively defended by Nietzsche. This article demonstrates on which moments this concept of liberty is present in Hamlet's actions; how the character behaves artfully with the misfortunes. Hamlet proves that he doesn't have resentments or necessity of justificating life through his actions, being, in this way, free on a nietzschian's point of view.
Key-words: Apolline; Dionysiac, Hamlet, Artistic Liberty.
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