As influências de Tolstói e de Dostoiévski na análise nietzschiana sobre a gênese da experiência crística

Autores/as

  • Renato Nunes Bittencourt UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i15.277

Resumen

Resumo: Neste trabalho proponho uma reflexão sobre de que modo os romancistas russos Tolstói e Dostoiévski influenciaram significativamente Nietzsche na formulação da sua postulada “Psicologia do Redentor”. Tais influências foram imprescindíveis para que Nietzsche compreendesse o âmago da genuína práxis evangélica de Jesus, descartando assim a interpretação extravagante de Ernest Renan, imbuídas de conceitos românticos, tais como “herói” ou “gênio”, estranhas ao âmbito valorativo no qual a experiência crística de Jesus efetivamente se realizou. Conforme podemos perceber na interpretação nietzschiana, não é apenas pela atividade historiográfica ou filológica que se torna possível compreender de forma razoável a experiência crística, mas de forma intuitiva, pois a práxis evangélica é atemporal. De Tolstói, Nietzsche, apesar de descartar veementemente as suas disposições compassivas, aproveitará a perspectiva de inadequação instintiva da vivência originária cristã em compactuar com as determinações políticas e sociais vigentes, seja através do patriotismo, do militarismo e mesmo da estrutura eclesiástica reinante. Por conseguinte, a institucionalização do Cristianismo é, em verdade, um processo absurdamente anticristão. Haveria uma oposição axiológica entre Cristianismo e civilização. De Dostoíevski, Nietzsche se apropriará do conceito de “Idiota” que, longe de consistir numa depreciação da personalidade de Jesus, antes serve de afirmação de seu tipo psicológico, pois suas disposições existenciais seriam amorais, livres, por conseguinte, de quaisquer traços normativos e coercitivos. Desse modo, a compreensão nietzschiana da práxis crística sustenta uma radical oposição entre a disposição evangélica de Jesus e a apropriação de seu legado pelos discípulos, que incluíram no tipo psicológico do Nazareno elementos incompatíveis com a sua beatitude latente.

Palavras-Chave: Tolstói, Dostoiévski, Práxis Crística, “Idiota”, Romantismo.

Abstract: In this work I consider a reflection on of that way the Russian romancists Tolstói and Dostoiévski had significantly influenced Nietzsche in the formularization of its claimed “Psychology of the Redeemer”. Such influences had been essential so that Nietzsche understood backbone of genuine the gospel practical of Jesus, thus discarding the fancy interpretation of Ernest Renan, to endow of romantic concepts, such as “hero” or “genius”, strangers to the valorative scope in which the christical experience of Jesus effectively was become fulfilled. As we can perceive in the nietzschian interpretation, it is not only for the historiographic or philological activity that if becomes possible to understand of reasonable form the crística experience, but of intuitive form, therefore the gospel practical it is atemporal. Of Tolstói, Nietzsche, although to discard its compassionate disposals vehemently, will use to advantage the perspective of instinctive improper of the Christian originary experience in combine with the determination effective social politics and, either through the patriotism, of the same militarism and of the effective ecclesiastical structure. Therefore, the institutionalization of the Christianity is, in truth, an absurdly antichristian process. It would have a axiologic opposition between Christianity and civilization. Of Dostoiévski, Nietzsche will assume of the concept of “Idiot” who, far from consisting of a depreciation of the personality of Jesus, before serves of affirmation of its psychological type, therefore its existentials disposals would be amoral, free, therefore, of any normative and coercive traces. In this manner, the nietzschian understanding of the christical practical supports one radical opposition enters the gospel disposal of Jesus and the appropriation of its legacy for the followers , that had included in the psychological type of the Nazarene incompatible elements with its latent beatitude.

Keywords: Tolstói, Dostoiévski, Christical Practice, “Idiot”, Romanticism.

Biografía del autor/a

Renato Nunes Bittencourt, UFRJ

Doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ

Publicado

2010-10-10

Número

Sección

Artigos