Desafiando os problemas: Um diálogo entre Filosofia, Educação e Artes Marciais

Autores/as

  • Felipe Araujo Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF/UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i34.28182

Palabras clave:

FILOSOFIA, EDUCAÇÃO, ARTES MARCIAIS, CAPOEIRA, KUNG FU.

Resumen

O objetivo desse artigo é construir um diálogo entre filosofia, ensino e artes marciais.

Nosso primeiro objetivo é combater a ideia de que a filosofia é uma atividade meramente teórica. Defendemos que é uma atividade prática (ou deveria ser) tanto quanto as atividades físicas, voltada para resolver os problemas reais da vida. Nesse sentido, apresentamos a atividade filosófica como uma espécie de arte marcial, uma vez que ela possui essa dupla natureza: a artística e a combativa.

A partir disso iremos apresentar uma perspectiva que extrai os ensinamentos pedagógicos das artes marciais, em especial a Capoeira e o Kung Fu.

Biografía del autor/a

Felipe Araujo Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF/UFRJ)

Professor de filosofía na rede pública estadual do Rio de Janeiro. Possui graduação e mestrado em filosofia pela UFRJ. Especialista em ensino de filosofia pelo Programa de Residência Docente do Colegio Pedro II. Doutorando em filosofia pelo PPGF-UFRJ, onde pesquisa sobre artes marciais, guerra, política contemporânea. Praticante de Wing Chun (Kung Fu) e Capoeira Angola, amante de poesia, forró e culinária. 

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Publicado

2020-02-19

Número

Sección

Artigos