Colonialismo, capitalismo e violência
Resumen
O presente texto tem por objetivo apresentar a interconexão entre os conceitos de colonialismo, capitalismo e violência a partir das filosofias africanas e do pensamento decolonial de autores como: Aimé Césaire, Frantz Fanon, Walter Mingolo, Achille Mbembe e Aníbal Quijano. Buscar-se-á desmistificar o colonialismo como uma empreitada filantrópica, revelando-o como um projeto de exploração impulsionado por interesses econômicos, destacando sua contribuição para a acumulação primitiva de capital e o desenvolvimento do capitalismo. A violência é apresentada como uma condição intrínseca para essa acumulação e são demarcadas algumas das múltiplas formas de violência exercidas no período colonial, evidenciando que as estruturas de poder coloniais persistem na contemporaneidade sob a forma da ‘colonialidade’.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Lorena Silva Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.