Dioniso contra a metafísica: o Trágico após O Nascimento da Tragédia
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i24.1441Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de investigar a formação e desenvolvimento do trágico ou dionisíaco na obra de Friedrich Nietzsche. Após a ruptura de Nietzsche com Wagner e Schopenhauer, vemos de que forma o dionisíaco se liberta do sentido de essência ou fundamento do mundo -- tipicamente metafísico -- para se tornar a expressão mais radical de afirmação da vida. Buscamos compreender de que maneira houve a mutação de tal conceito e de como a figura de Dioniso se torna a refutação da metafísica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.