A querela Nussbaum x Butler como um conflito entre gerações.
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i20.209Resumo
Resumo: Este artigo pretende explorar a crítica de Martha Nussbaum a Judith Butler no artigo “The Professor of Parody” e a resposta de Butler. Para isso, irei num primeiro momento expor e comentar a teoria das Capabilities de Martha Nussbaum. A seguir, exporei e comentar a teoria de Judith Butler e sua resposta a Nussbaum para, por fim, as comparar, alegando que o conflito derivado delas não se dá apenas por uma diferença de raízes filosóficas, mas devido a um conflito de feminismos de gerações diferentes.
Palavras-chave: Nussbaum, Butler, Capabilities, Queer, Feminismo
Abstract: This paper intends to explore the criticism of Martha Nussbaum to Judith Butler in the paper “The Professor of Parody” and Butler's response. To do so, I will at first expose and comment the Capabilities theory of Martha Nussbaum. Then, I will expose and comment Judith Butler's theory and her response to Nussbaum to, finally, compare them, alleging that the conflct derived from them is not caused only due a difference of philosophical roots, but also due a conflict of different generations feminisms.
Keywords: Nussbaum, Butler, Capabilities, Queer, Feminism
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.