Razão e Desrazão: A História da Loucura de Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i26.2406Resumo
Este texto tem como propósito uma análise da obra A História da loucura: na idade clássica (1961), escrito por Michel Foucault, na segunda metade do século XX, é uma obra que demonstra um crescente diagnóstico que veio se ampliando daquele momento até o presente dia, com as discussões em torno da loucura, e do entendimento que se tem deste termo. A escolha desta obra que já tem seus cinquenta anos, se justifica por seu impacto na historiografia contemporânea, e por seu impulso nos estudos a respeito da loucura. A História da Loucura nos apresenta uma perspectiva para pensar a loucura de modo a entendermos este sujeito, não como um alienado, mas como integrante de uma sociedade que não o integrou. O artigo procura fazer um breve caminho sobre a concepção de loucura, e como ela foi compreendida ao longo da história.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.