A relação entre arte e conhecimento na concepção trágico-dionisíaca nietzscheana da existência

Autores

  • Max De Filippis Resende UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.59488/itaca.v0i21.248

Resumo

Resumo: Na concepção trágica nietzscheana, o todo fenomênico do mundo se revela como um jogo de criação que se realiza através do conhecer humano. Assim, seria tarefa do homem assumir esse poder criador como seu próprio constituinte e como sua tarefa mais alta: a de imprimir formas ao devir. Entendemos que o filósofo carrega, até o final de sua obra, uma noção desta resposta grega ao desafio da vida que ele originalmente elabora em seus primeiros textos, desenvolvendo a partir daí importantes concepções de seu trabalho.

Palavras-chave: tragédia; dionisíaco; vontade de poder.

Abstract: In Nietzsche's tragic conception, the whole phenomenal world is revealed as a game of creation that realize itself through the human knowledge. Thus, would be man's task accept this creative power as his own constitutive and as his highest task: to print forms on the be-coming. We understand that the philosopher carries, by the end of his work, a sense of this Greek response to the challenge of life that he originally elaborated in his earlier writings, thereafter developing important concepts of his work.

Keywords: tragedy; Dionysian; will of power.

Biografia do Autor

Max De Filippis Resende, UFRJ

Doutorando do PPGF-UFRJ

Bolsista CAPES

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Publicado

2012-10-10

Edição

Seção

Artigos