Platão e Heráclito: parricídio ( Teeteto 179d-180e) e ressuscitação (Sofista 242e-243a)?
DOI:
https://doi.org/10.59488/itaca.v0i16.548Resumo
O presente artigo pretende fazer uma análise da relação entre Platão e Heráclito de Éfeso, a partir de duas referências do primeiro ao segundo, uma no diálogo Teeteto, outra no Sofista; No primeiro, crer-se-ia que o efésio é refutado; no segundo, enaltecido. A partir dos testemunhos de Aristóteles e Diógenes de Laércio de que Platão já fora um “heraclítico” na juventude, o estudo investigará tais “assassinato” e “ressuscitação” do “pai” Heráclito por parte de Platão. Plavras-chave: Platão; Heráclito; Filosofia Antiga; Teeteto; Sofista.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores, ao enviar textos para possível publicação, concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
2. A publicação é licenciada sob a Creative Commons Atribuição - Não Comercial - Compartilha Igual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
3. O autor está autorizado a publicar o trabalho em outras revistas ou como capítulo de livro, desde que a distribuição não seja exclusiva e indique a primeira publicação nesta revista.
4. O autor é incentivado a divulgar e disponibilizar o trabalho aprovado para publicação nesta revista em quaisquer meios, desde que essa versão divulgada seja a mesma enviada para avaliação e, posteriormente, seja alterada pela versão publicada.