REVIEW OF THE DOCUMENTARY "COMING OUT COLTON":

PERSPECTIVES ON GENDER, MASCULINITIES, AND SPORTS

Authors

Abstract

Released in 2021, Coming Out Colton is a Netflix documentary series following Colton Underwood’s journey of coming out as gay, offering important visibility for the LGBTI+ community. The series explores how Underwood, a former professional athlete from a traditionally masculine environment, confronts societal expectations, particularly around heterosexuality in sports. By sharing his story, he challenges stereotypes surrounding masculinity, while promoting empathy and understanding of the struggles faced by gay men. The documentary serves as an educational tool, offering support to individuals grappling with their own identity and acceptance. Ultimately, the series emphasizes the importance of living authentically, highlighting the value of freedom, happiness, and representation for marginalized communities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafael Marques Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor adjunto da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Licenciado, Bacharel, Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou estágio de pós-doutorado em Educação Física na EEFD/UFRJ (2022-2023) e em Estudos do Lazer pelo PPGIEL/UFMG (2023-2024). Vice coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física da EEFD/UFRJ, vice líder do GECOS - Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade, o LAbCOESO. Associado e membro do Comitê Científico do GTT Gênero do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Interesse e afinidade estão voltados para as seguintes áreas: corpo, relações de gênero, sexualidades, esporte e sociedade.

Victoria Sanches Cunha Leite de Morais, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestranda em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possuí graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021) e graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Possuí graduação em Marketing Digital pela Faculdade UNNINTER.Atualmente é coreografa responsável pela VS Coreografias, Profissional de Educação Física na Fundação Oswaldo Cruz, atuando com a área de saúde do trabalhador. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Atividades Rítmicas e Expressivas, Lei de Incentivo ao Esporte, Relações de Gênero e Dança de Salão.

Erik Giuseppe Barbosa Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRJ (1997), mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela UCB- RJ (2002), doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte da UERJ (2015), bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (2024/2027) e treinador nível 4 da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV, 2024). Atualmente é professor Associado I da EEFD/UFRJ, onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), lecionando disciplinas relativas aos "Fundamentos do Voleibol", aos "Estudos de Gênero" e aos de "Pesquisa qualitativa". Coordena os cursos de Especialização em Desportos de Campo e de Quadra e de Especialização em Futebol. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física na Educação básica; Relações, Representações e Identidades de gênero; Sexualidade; Metodologia da Pesquisa Qualitativa; Análise de Conteúdo, de Discurso e de Imagens e; Metodologia do ensino e da aprendizagem do e no voleibol. É líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS, devidamente cadastrado pelo DGP do CNPq, em que desenvolve estudos sobre 2 linhas: 1- Aspectos migratórios, evolutivos, metodológicos e pedagógicos aplicados ao Esporte e; 2- Gênero, sexualidades e Estudos queer na Educação Física e no Esporte.

Downloads

Published

2025-12-10

Issue

Section

Resenhas